Tempo seco exige cuidados redobrados com a saúde

8 de setembro de 2011

A umidade relativa do ar tem atingido níveis preocupantes na região e requer muito cuidado com a saúde. Em tempos assim, a atenção com a saúde deve ser redobrada. Isso vale também para a prática de atividade física.

Não há um tipo de atividade física mais recomendada para o clima seco. No entanto, pessoas com doenças respiratórias como asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar, sinusite e rinite alérgica devem prestar atenção em algumas situações que podem desencadear crises crônicas controladas.

A vestimenta também deve estar adequada. Durante a atividade física, as roupas devem estar confortáveis. Deve-se optar por tecidos mais leves e menos quentes. A reposição de água é fundamental, pois continuamos transpirando e perdendo líquido durante a atividade física.

As consequências do chamado tempo seco para a saúde vão desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, por exemplo, até o agravamento de doenças respiratórias.
Alguns grupos específicos, como crianças, idosos e pessoas que já possuem algum tipo de problema respiratório, ficam mais vulneráveis neste período e precisam redobrar os cuidados.

Veja abaixo alguns dos cuidados que devem ser tomados:

Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.

Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.

Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial.

Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.

Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.

Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16.

Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.

0 comentários:

Postar um comentário