Atividade Física também é coisa de gente pequena

27 de dezembro de 2011


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesse ano mostrou que uma em cada três crianças têm excesso de peso. Os principais fatores dessa nova realidade brasileira são a má alimentação (lanches muito calóricos e pouco nutritivos) e o sedentarismo.

As escolas já se adequaram a este fato e estão proporcionando lanches mais saudáveis para as crianças. O problema continua sendo o sedentarismo. Com a mudança cada vez mais frequente de casas para apartamentos, as crianças perderam espaço e ganharam mais tempo ocioso. A evolução tecnológica também contribui, fazendo com que meninos e meninas substituam atividades com grandes gastos energéticos por brincadeiras automatizadas, como assistir TV, jogar videogame e navegar na internet. Estes tipos de diversão, além de não movimentarem o corpo, ainda vêm acompanhadas por salgadinhos (que possuem elevado teor de sal, colesterol e calorias), batatas fritas e bolachas recheadas. Um hábito nem um pouco saudável, totalmente prejudicial na infância e que poderá ser agravado na maturidade.

Fazer com que a criança entenda a importância dos exercícios físicos, além de ajudar a manter o corpo em forma e a saúde em dia, também desenvolve a consciência corporal, a coordenação motora (auxiliando no desenvolvimento escolar) e traz mais autoconfiança e autoestima. Estudos comprovam que meninos e meninas fisicamente ativos têm mais facilidade em aprender, são mais concentrados, se comportam melhor durante as aulas e dificilmente agridem outras pessoas.

Ensine bons hábitos aos seus filhos e seja um bom exemplo. Substitua as guloseimas por frutas, sucos e gelatinas. Incentive-os a praticar exercícios. Cuidar da saúde da sua família e economizar tempo é mais fácil do que parece: coloque, por exemplo, seus pequenos na escolhinha de futebol ou de natação no mesmo horário em que você vai à academia. Ou ainda, faça percursos de caminhadas com eles. O importante é fazer com que os exercícios físicos se tornem parte da rotina deles de um jeito divertido. Esses cuidados hoje vão garantir mais qualidade de vida no futuro.

0 comentários:

Postar um comentário