Alongamento. Porque se esticar faz bem.

19 de dezembro de 2011


Você sabia que a maioria das pessoas já acorda praticando exercícios? É verdade. Sabe quando você levanta da cama e dá aquela espreguiçada? Na verdade você está se alongando e tirando a tensão acumulada durante a noite de sono.

Vez ou outra nós ouvimos falar da importância de fazer alongamento antes e depois do treino, mas o que não reparamos é que nos alongamos, instintivamente, várias vezes por dia para relaxar a mente e o corpo.

Alongar melhora a respiração, facilita a oxigenação sanguínea, aumentando o poder de raciocínio. E mais:

Reduz as tensões musculares.

Relaxa.

Desenvolve a coordenação motora.

Aumenta a maleabilidade corporal.

Previne lesões.

Facilita atividades de desgaste como, por exemplo, corrida, tênis, natação e ciclismo.

Desenvolve a consciência corporal.

Aquece os músculos.

Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Além disso, é um exercício democrático: todas as pessoas podem e devem se alongar independente da idade e do condicionamento físico, desde que façam da maneira correta, respeitando a estrutura muscular do corpo e o grau de flexibilidade.

O alongamento é uma atividade para qualquer hora do dia: pela manhã, após ficar muito tempo sentado ou em pé, antes e depois do treino e antes de dormir.



É importante lembrar que quando for se alongar é necessário ficar em uma posição confortável e sustentá-la por 30 segundos e, só depois, relaxar o músculo. Não segure a respiração, inspire e expire de forma lenta e controlada.

Viu como é fácil? Basta respeitar os seus limites para não sofrer lesões e aproveitar todos os benefícios do alongamento.

0 comentários:

Postar um comentário