Devagar se vai ao longe

23 de julho de 2011


Quem já não ouviu a expressão "é perto, dá pra ir andando", ao perguntar sobre a distância de determinado lugar? Acontece que, hoje em dia, parece que nada é perto demais para irmos a pé, ou seja, a quantidade de meios de transporte disponíveis é grande e o número de automóveis é cada vez maior.

Andar de carro é confortável, reduz o tempo de deslocamento e traz muitas outras vantagens. E as ruas como ficam? Com cada vez mais carros e menos gente. O problema em si não são os carros, eles são meios de transporte. O problema é que estamos andando cada vez menos e, com isso, ganhando tempo, mas perdendo qualidade de vida.

Uma caminhada de uma hora ao ar livre pode consumir até 350 calorias, um pouco mais do que é gasto na esteira (330 calorias). Mas, em uma trilha, a queima calórica pode chegar a 420.

Estudos apontam que uma pessoa sedentária anda, por dia, uma média de 3 mil passos. O ideal para a manutenção de peso sem dieta seria de pelo menos 5 mil passos diários. Porém, se você não está acostumado a caminhadas um pouco mais longas, recomenda-se começar devagar, para evitar lesões e outras complicações. Comece com períodos de mais ou menos 10 minutos. Após um mês, o ideal é que esse tempo já seja de aproximadamente 30 minutos e assim gradativamente, podendo chegar a uma hora ao fim de um ano.

Adapte seus hábitos e faça trajetos curtos do seu cotidiano a pé, como, por exemplo, ir ao supermercado ou à panificadora. São pequenas mudanças que farão uma grande diferença na busca de mais qualidade de vida.


Se é perto e dá pra ir a pé, deixe o carro de lado.
Sua saúde agradece.

0 comentários:

Postar um comentário