Pequenas dicas para manter a forma

25 de julho de 2011


Todo mundo sabe: no inverno, é mais difícil resistir às tentações gastronômicas e à preguiça de sair de casa para fazer exercícios e até mesmo para baladas, passeios e outros programas de lazer. A vontade que temos é ficar embaixo das cobertas, sem fazer nada e sem pensar em nada. Mas, como já falamos aqui, para chegar ao verão em forma, é preciso começar a cuidar do corpo desde já. Por isso, preparamos algumas dicas pra que você possa desfrutar da preguiça sem tanta culpa. São pequenas atitudes que podem ser incluídas na sua rotina para ajudá-lo(a) a manter a forma ou, quem sabe, até a emagrecer.

O velho truque de “trocar o elevador pelas escadas” funciona mesmo. Segundo uma reportagem da Revista Época, com dicas do professor Marcio Atalla, responsável pelo quadro ‘Medida Certa’ do Fantástico, subir três andares de escada equivale a 10 minutos de caminhada rápida.

Essa é da Revista Saúde! é vital: complemente sua dieta com temperos picantes e alimentos de cor roxa. De acordo com alguns especialistas, o pigmento destes alimentos aumenta a queima de gorduras. E as pimentas contribuem na produção de hormônios que ajudam a controlar o apetite.

Tome muita água. Uma dica que você já ouviu várias vezes, certo? Pois é, a água ajuda a emagrecer, pois equilibra e hidrata o organismo. O ideal é um copo a cada uma hora.

Durma o número de horas suficiente para o seu organismo. Já foi comprovado que pessoas que passam a noite acordadas sentem mais apetite ao longo do dia e, por isso, tendem a ganhar peso. Nos fins de semana, dormir tarde está liberado.

Ande um "ponto" a mais para pegar o seu ônibus. Pode parecer que não faz diferença, mas ao longo da semana você terá caminhado uma quantidade razoável só com essa simples prática.

Jamais pule refeições. Principalmente, o café da manhã. O ideal é comer a cada três horas, sempre em pequenas porções. Barras de cereais, castanhas, nozes, queijo branco e iogurte podem (e devem!) ser incluídos nestes lanches entre as refeições principais.

Ande mais vezes ao dia. Você pode comprar um Pedômetro (aparelho que mede os passos dados durante o dia) e usá-lo para saber se está atingindo o ideal: que é de 5 a 6 mil passos por dia.

Por último, lembre-se: se exagerar na quantidade de comida num dia, compense no outro. Em geral, a maioria dos alimentos é bom para o organismo. O segredo está no equilíbrio, em comer devagar e apenas um pouco de cada coisa.

0 comentários:

Postar um comentário